Gestão de Riscos

Nosso modelo de Gestão de Riscos tem como base frameworks internacionais, como a ISO 31.000 e o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (Coso), o que assegura a efetividade na gestão de riscos. O Conselho de Administração é envolvido na supervisão desse processo ao avaliar os impactos identificados durante o ciclo de revisão de riscos corporativos e das deliberações.

Os resultados dessa avaliação são submetidos ao Conselho, que delibera sobre as ações e as estratégias de mitigação necessárias, o que inclui o engajamento com stakeholders para auxiliar nesse processo. A eficácia do processo é analisada anualmente pelo Conselho de Administração ou em período inferiores, se houver necessidade.

O acompanhamento e análise crítica da gestão dos aspectos e riscos a pessoas, ambientais e econômicos são delegados ao Caudit e ao Comitê de Pessoas e ESG.

O ciclo de revisão de riscos corporativos da Porto do Açu acontece anualmente e se baseia nas melhores práticas de mercado, como descrito acima. Suas principais etapas são: