Compromisso com o

desenvolvimento sustentável

Compromisso com o

desenvolvimento sustentável

Atuamos com vistas ao desenvolvimento sustentável do Porto do Açu, com a adoção e disseminação das melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG¹, na sigla em inglês) que regem nossas operações e nossos relacionamentos.

Esse compromisso está expresso em nossa Política de Sustentabilidade, que formaliza nossa ambição de gerar valor para todas as partes interessadas e contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com esse foco, a Política de Sustentabilidade estabelece as diretrizes de implantação de nossa

Estratégia de Sustentabilidade em cinco pilares de atuação:

Segurança

Promovemos cultura de segurança junto aos usuários do porto por meio de integração e colaboração, facilitando sinergias, prevenindo acidentes e protegendo a vida.

Meio Ambiente e Clima

Atuamos com foco em boas práticas, compliance legal, gerenciamento adequado dos riscos, impactos e oportunidades ambientais e de mudanças do clima, além do direcionamento de esforços para conservação da biodiversidade.

Pessoas e Comunidade

Temos foco na atração de talentos e bem-estar dos nossos colaboradores, além do estímulo ao desenvolvimento regional por meio do fomento ao corporativismo e à contratação de mão de obra e fornecedores locais.

Negócios sustentáveis

Atuamos com vistas à ampliação da competitividade e atração de investimentos para o Porto do Açu através do desenvolvimento do modal de negócios sustentáveis e da geração de valor compartilhado.

Governança e Compliance

Mantemos uma agenda de compliance robusta, com aplicação de boas práticas de governança corporativa, visando fortalecer os valores da Porto do Açu, o comprometimento com a ética e integridade e a geração de valor de longo prazo.
Avaliação externa de performance ESG
Nosso desempenho em práticas ambientais, sociais e de governança foi avaliado de forma independente pela Natural Intelligence – NINT (anteriormente conhecida como programa de Finanças Sustentáveis da SITAWI). Por meio de metodologia própria, que considera a relevância de temas materiais para o nosso setor de atuação, e define a avaliação final em cinco estágios com base em pontuação de 0 a 10.

A performance geral de 2021 foi avaliada como “Confortável” com nota final de 8,5.

Gráfico de performance dos temas

A performance específica para as dimensões de temas ambientais, sociais e de governança também foi avaliada como “Confortável”, com notas 8,1; 9,5 e 8,1, respectivamente.

* Critérios de avaliação de 1 a 10, sendo: de 0,00 a 1,25, Crítico; de 1,25 a 3,75, Insatisfatório; de 3,75 a 6,25, Satisfatório; de 6,25 a 8,75, Confortável; e, de 8,75 a 10,00, Superior.

[1] Do inglês, Environmental, Social and Governance