Porto do Açu: plataforma de inovação

Coletivo de Ações em Inovação & Sustentabilidade

Coletivo de Ações
em Inovação & Sustentabilidade

De forma a estimular a inovação em nossas operações e contribuir com a promoção do ecossistema regional, desenvolvemos o programa de inovação Cais Açu Lab – Coletivo de Ações em Inovação e Sustentabilidade. O programa estabelece as diretrizes para pesquisa, desenvolvimento e inovação nas nossas operações, no complexo e na região, conectando as iniciativas locais à nossa estratégia e alavancando os projetos por meio de parcerias. 

Com a visão de transformar o Porto do Açu em uma plataforma de inovação, promovendo eficiência e resiliência das operações portuárias, marítimas e industriais, aumentando competitividade e contribuindo para o desenvolvimento econômico local, o Cais Açu Lab foi estruturado em quatro pilares:

Transformação Digital

Desenvolver o Porto do Açu como um Smart Port

Melhorias de processos

Aumentar a eficiência e impactos positivos ESG

Novos negócios

Usar o ecossistema do porto para desenvolver novas oportunidades por meio de intraempreendedorismo e economia circular

Transição Energética

Promover negócios sustentáveis, industrialização de baixo carbono e geração de valor compartilhado

Alguns dos nossos projetos

Modelagem de ativos com
uso de gêmeos digitais

Projeto pioneiro no Brasil, em parceria com a startup PhDsoft e com uso de recursos da Finep, para o desenvolvimento de simulação e modelagem de estruturas do T-MULT e bóias de sinalização náutica do canal de acesso ao Terminal 2 do complexo. Assim, o Porto do Açu funciona como laboratório para que a empresa execute a pesquisa e o desenvolvimento de gêmeos digitais aplicado à área portuária.

Projeto de P&D para reúso
de sedimento de dragagem

Desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o projeto tem o objetivo de buscar soluções sustentáveis e inovadoras para o reúso de sedimentos da dragagem do Porto do Açu na produção de materiais para a construção civil. Por meio do edital “Empresa Inovadora”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), já foram concedidas dez bolsas a pesquisadores e estudantes da UENF. 

Estudo de navegabilidade em lama fluida e calado dinâmico

Projeto em parceria com a UFRJ, Microars e Argonautica para discussão técnica setorial sobre aprimoramento dos processos de gestão da navegação e dragagem.  

Plataforma de emissão de Gases do Efeito Estufa para portos

Realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com financiamento CNPq, visa ao desenvolvimento de solução digital baseada em big data para diagnóstico, prognóstico e seleção das melhores opções de descarbonização da indústria marítima brasileira. Atuamos como facilitador, mobilizando 11 empresas para apoio e endosso ao projeto.

Manifesto pela inovação do setor

Com o objetivo de fomentar o debate qualificado sobre um tema de importância capital para o Brasil – a urgência de impulsionar o ecossistema nacional de inovação no setor marítimo, portuário e hidroviário – lançamos em parceria com a Wilson Sons e Hidrovias do Brasil o #ManifestoPelaInovação.

Elaborado por um grupo de trabalho interdisciplinar, coordenado por profissionais que atuam nas empresas, seu ponto de partida é a constatação de que:
$ O setor marítimo, portuário e hidroviário tem relevância estratégica.
🛟 A inovação torna essa cadeia de valor mais eficiente e competitiva.
📈 A indústria deve avançar com ações integradas e visão de longo prazo.

Venha fazer parte da mudança! 

Mais informações: