Governança e Compliance

Compromisso de agir com integridade
O nosso modelo de governança é alicerçado em princípios éticos, de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, em linha com práticas reconhecidas de mercado, como as determinações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Estrutura de Governança

Compõem a estrutura de governança corporativa: Assembleia Geral, Conselho de Administração, Diretoria-Executiva e Conselho Fiscal, de caráter não permanente. As atribuições de cada instância estão descritas no nosso Estatuto Social.

Conselho de Administração

Rogério é CEO da Prumo Logística desde Abril de 2022. Construiu sua carreira no setor industrial, de tecnologia e de geração de energias renováveis, sempre com forte visão empreendedora. Foi Presidente da Schneider Eletric Brasil e Presidente para a América do Sul da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Mais recentemente, esteve à frente da Omega Desenvolvimento – atuando na estruturação e implantação de projetos de geração de energia renovável -, permanecendo como Membro do Conselho de Administração da Omega Energia . Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo lMD (Lausanne, Suiça).

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA Executivo pelo Coppead e Gestão Estratégica de RH pela Ross School of Business/Michigan. Atua há mais de 10 anos em Recursos Humanos, tendo vasta experiência na área operacional (engenharia e implantação de obras) adquirida ao longo de 7 anos. Desenvolveu a maior parte da carreira na Andrade Gutierrez, à época com mais de 30mil funcionários, liderando a reestruturação da cultura organizacional e subsistemas de RH. Depois da Andrade Gutierrez, atuou como Head de RH e Comunicação desde o início da GNA, Joint venture entre Prumo, Bp e Siemens, destacando-se pela implantação de uma Cultura Organizacional forte e pelas ações de diversidade de gênero reconhecidas por instituições internacionais.

É formado em economia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças pelo IBMEC. Executivo altamente experiente, com 20 anos de atuação em Project Finance, fusões e aquisições e desenvolvimento de negócios. Iniciou sua carreira profissional na Vale, através do Programa de Trainee, no ano 2000 e trabalhou no Departamento de Desenvolvimento de Negócios e Fusões e Aquisições por 6 anos. Depois disso, entrou no Grupo EBX para ser parte do time que iniciava o processo de IPO da MMX Mineração e Metálicos S.A., que foi o primeiro lançado pelo Grupo em meados do ano de 2006. Ficou na MMX por 2 anos. De 2008 a 2012, atuou no time de Corporate Finance que trabalhava em todas as operações de IPO, Project Finance, M&A e desenvolvimento de negócios para todas as companhias do Grupo. Desde 2012 atua como Diretor Financeiro (CFO) da Prumo Logística, tendo atuando em operações de M&A, relações com investidores, processo de fechamento de capital da Prumo e vários processos de captação de dívida para subsidiárias totalizado vários bilhões de dólares.

Kristof Waterschoot - Membro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus cursus dui at arcu blandit, a ultrices est tincidunt. Maecenas vitae nibh diam. Curabitur ante tortor, dignissim ac rutrum vitae, finibus quis arcu. Fusce odio turpis, porttitor sit amet enim vel, eleifend mollis turpis. Etiam eu pharetra nulla, non maximus neque. Phasellus iaculis viverra turpis, ac facilisis augue hendrerit vel. Praesent non mi accumsan, scelerisque turpis rhoncus, pellentesque est.

Engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mauá – SP com MBA em Gestão pela COPPEAD-UFRJ, Victor possui ampla experiência no segmento de óleo e gás. Em mais de 30 anos na Subsea 7, foi responsável por diversos projetos, com foco em tecnologias de águas profundas. Nos últimos 17 anos foi o líder da empresa para a América do Sul, respondendo diretamente ao time executivo e conselho da Subsea7 na Europa. Desde 2017 é CEO da Açu Petróleo, uma empresa Prumo e Oiltanking para operações de transbordo e estocagem de petróleo. Victor atua também como Conselheiro da Porto do Açu e DOME, assim como membro do Conselho Consultivo da COPPEAD-UFRJ.

Diretoria

Tem mais de 30 anos de experiência na indústria de Serviços de Petróleo. Desde 1992, quando se juntou à Schlumberger, ele trabalhou em várias áreas que vão desde Testing & Wireline Field Engineer offshore Brasil, posições de gerente de campo na América do Norte e América do Sul, Diretor de Recursos Humanos Global, Vice-Presidente de Operações na América Latina e Presidente da Schlumberger Brasil. Firmo foi também Vice-presidente Sênior para o Hemisfério Oeste da Seadrill Operations de 2014 a 2019, Presidente do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de 2017 a 2019 e Presidente da ABESPETRO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços do setor de Petróleo e Gás de 2016 a 2017. Atualmente, Firmo é o CEO da Porto do Açu, uma empresa do Grupo Prumo, responsável pelo desenvolvimento e gestão do Porto do Açu, o maior ativo porto-indústria privado do Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, ele tem mestrado em Administração de Empresas da Escola de Gestão de Rotterdam, Erasmus University.
Atuando no Porto do Açu desde 2019, João Braz tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de logística, operações e negociação de contratos de alta complexidade, liderando empresas nos mercados de óleo e gás, infraestrutura e navegação. Com a principal missão de atrair diferentes indústrias para se instalarem no Porto do Açu, ele também é responsável por desenvolver soluções de conectividade (ferrovia, rodovia, cabotagem) que aumentam a competitividade e atratividade do porto. Além disso, é responsável pelas atividades do Terminal Multicargas (TMULT) e pelo desenvolvimento de outros terminais. Com sólida experiência internacional, passou anteriormente por duas diferentes posições na Europa e liderou times na África e América Latina. Trabalhou por 16 anos no Grupo Maersk, onde chegou ao cargo de Diretor Geral para a América Latina da unidade de apoio marítimo do grupo (Maersk Supply Service) , também tendo atuado no grupo norueguês de navegação Westfal- Larsen Shipping. Formado pela PUC-Rio em Administração de Empresas, o executivo tem especialização pela Maersk International Shipping Education, MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduação em Óleo e Gás pela Coppead/UFRJ.
Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Pós-graduado em engenharia de construção de poços pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com breve passagem pelo mercado financeiro, vem atuando há 18 anos na indústria de serviços de O&G, tendo ocupado diversas funções gerenciais no Brasil e no Exterior. Em março de 2019, foi convidado para gerenciar o desenvolvimento de negócios de O&G na Porto do Açu e, em novembro de 2019, assumiu a diretoria da área de desenvolvimento de O&G. Hoje De Luca ocupa a nova Diretoria de Energia, acumulando as areas de O&G e Renováveis. Ele também é diretor dos Boards da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro) e da Câmera de Comercio Brasil- Texas (Bratecc).
Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2008, com especialização em Processo Civil pela PUC-RJ (2012) e Mestrado em Direito Civil pela Universidade de Lisboa (2016). Atuou em diferentes áreas do Departamento Jurídico da Souza Cruz, empresa multinacional do ramo de bens de consumo, de 2008 a 2013. Em 2014 ingressou no Grupo Prumo, tendo ocupado diferentes cargos e funções dentro do Departamento Jurídico da holding Prumo Logística até dezembro de 2019, quando assumiu a atual posição de Diretora Jurídica da Porto do Açu Operações.
Executivo com mais de 15 anos de experiência nos setores portuário, de óleo e gás e logística, tendo ocupado cargos de Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Gerente de Projetos de Logística e Cadeia de Suprimentos em empresas como BRASKEM e GranEnergia. Ingressou no Grupo Prumo em 2017 na formação da DOME SERVIÇOS INTEGRADOS, Joint Venture entre a Prumo Logística e a GranEnergia, na área de infraestrutura subsea para o setor de óleo e gás. Desde 2019, é Diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações sendo responsável pela gestão marítima, de infraestrutura, QSMS e relações institucionais do porto, com o desafio de operar e desenvolver o Açu de forma eficiente e segura, em linha com as melhores práticas ESG. Vinícius é graduado em administração empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e possui MBA em gestão de negócios pelo INSPER.

Gestão de Riscos

Por meio de planos de ação atualizados anualmente, identificamos, avaliamos e gerenciamos riscos operacionais, estratégicos, financeiros, de conformidade/legais e reputacionais. O processo é estruturado de acordo com as diretrizes da ISO 31000, que estabelece princípios e orientações sobre gestão de riscos, e do COSO Enterprise Risk Management, modelo internacional que visa orientar as organizações quanto a princípios e melhores práticas de controle interno, de forma a garantir a sua máxima efetividade.

Programa de Integridade

É nosso compromisso inegociável  atuarmos de forma ética e íntegra, em concordância com a legislação e os regulamentos aplicáveis. Seguimos um estruturado Programa de Integridade, integrado ao de nosso acionista, a Prumo, para a disseminação de altos padrões de conduta ética. Para tanto, o programa é baseado em prevenção, identificação, resposta e aprimoramento.

Na construção de negócios justos e sustentáveis, seguimos ainda documentos norteadores de integridade, como o Código de Conduta e Anticorrupção, que orientam todas as relações e formalizam as diretrizes principais a serem observadas na condução de nossas atividades. Já para a comunicação de quaisquer violações das determinações do código e de aspectos legais, existe o Canal de Denúncias, uma plataforma exclusiva, segura e confidencial, com garantia de anonimato.