Acordo entre EDF Renewables do Brasil e Prumo Logística também prevê produção de hidrogênio verde no complexo porto-indústria do Açu
A EDF Renewables, líder global em energia renovável, e a Prumo Logística, holding controlada pela EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, anunciaram nesta terça-feira, 13/09, um Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) para estudar o desenvolvimento e a infraestrutura de parques eólicos offshore na região Norte Fluminense.
O acordo representa um passo importante no desenvolvimento da EDF Renewables no setor eólico offshore no Brasil e prevê o uso do Porto do Açu como hub logístico e de energia renovável, possibilitando, inclusive, a produção de hidrogênio verde (H2V) no maior complexo porto-indústria da América Latina.
A experiência global da EDF Renewables em projetos offshore somada à sua atuação no mercado onshore brasileiro garantem a capacidade técnica necessária ao desenvolvimento e futura implantação do projeto. Com uma carteira de 1,7 GW em projetos viabilizados de geração eólica onshore e solar no Brasil, a EDF Renewables mira também projetos híbridos que combinem eólicas offshore e H2V no país.
“Estamos muito satisfeitos com a assinatura do MoU. Acreditamos na complementaridade da Prumo e da EDF Renewables. Atualmente contamos com mais de 1 GW em operação e mais de 10 GW em construção e em desenvolvimento de projetos offshore ao redor do mundo. Toda a infraestrutura logística portuária e a experiência em licenciamento da Prumo na região somados a nossa ampla e sólida experiência de 10 anos em projetos offshore agregarão ainda mais valor ao projeto”, comenta André Salgado, CEO da EDF Renewables do Brasil.
“Temos a experiência de operar a maior usina de hidrogênio de baixo carbono da França e estamos expandindo nossa atuação nessa frente globalmente. No Brasil, pretendemos ser um dos principais players de hidrogênio verde”, afirma o gerente de modelos emergentes da companhia, Sylvain Jouhanneau. “Nesse sentido, a energia eólica gerada offshore terá potencial de alimentar eletrolisadores para gerar HV2 em grande quantidade no Brasil, o que contribuirá para a substituição de combustíveis fósseis, beneficiando o país no propósito de gerar energia limpa e acelerar a sua transição energética”, explica.
A Prumo Logística é um ator-chave no desenvolvimento da indústria offshore na região Norte Fluminense. Além disso, a localização geográfica privilegiada do Porto do Açu (próximo a uma das três melhores regiões do Brasil em incidência de ventos offshore e aos principais centros econômicos do país) e sua infraestrutura portuária operacional tornam o Açu a base logística ideal para impulsionar o desenvolvimento de parques eólicos marinhos, possibilitando o desenvolvimento da região a partir da instalação de novas fábricas no porto.
“Quando se trata de instalações offshore, é necessária a existência de uma estrutura portuária que suporte todo o serviço de construção, montagem e transporte. Entre outras vantagens comparativas, o Porto do Açu conta com mais de 60 km² de área disponível para crescimento, calado de 25 metros de profundidade e uma robusta infraestrutura logística e de exportação.” destaca Rogério Zampronha, CEO da Prumo Logística.
“As características que fazem do Porto do Açu a principal base de apoio para as atividades de petróleo e gás natural no Brasil e a atração de fabricantes da cadeia de suprimentos de energia eólica irão gerar sinergias e aumentar a competitividade para tornar o Açu o principal hub de instalação, comissionamento e apoio aos parques eólicos offshore no Sudeste do Brasil”, de acordo com Mauro Andrade, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo.
Sobre a EDF Renewables do Brasil
No Brasil desde 2015, a EDF Renewables do Brasil encontra-se entre as líderes do país no setor de energia renovável totalizando mais de 1,7 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba. A EDF Renewables é uma empresa internacional líder em energias renováveis, com capacidade instalada bruta de 15,6 GW em todo o mundo. Seu desenvolvimento é focado principalmente em energia eólica e solar fotovoltaica. A EDF Renewables opera principalmente na Europa e na América do Norte, mas continua crescendo e se estabelecendo em regiões promissoras, como Brasil, China, Índia, África do Sul e Oriente Médio. A empresa também tem posições fortes em energia eólica offshore e em outras áreas da indústria de energias renováveis, como energia distribuída e armazenamento de energia. A EDF Renewables desenvolve, constrói, opera e mantém projetos de energias renováveis, tanto para si como para terceiros. A maioria de suas subsidiárias internacionais tem a marca EDF Renewables. A EDF Renewables é a subsidiária do Grupo EDF especializada no desenvolvimento de energia solar e eólica.
Sobre a Prumo
A Prumo Logística é um grupo econômico multinegócios responsável pelo desenvolvimento estratégico do Porto do Açu. É controlado pela EIG , um fundo norte-americano com foco em energia e infraestrutura, e pelo Mubadala Investment Company, um investidor ativo e inovador que aloca capital em diversos segmentos. Por meio das seis empresas do Grupo (Porto do Açu Operações, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA, Dome e BP Prumo) e de clientes e parceiros, o Porto do Açu atende aos setores de petróleo e gás, logística portuária e mineração. A infraestrutura tem potencial ímpar para suportar novos negócios e diversos nichos industriais de baixo carbono. Orientado pela perspectiva estratégica da Prumo, o Açu é hoje um dos maiores e mais promissores empreendimentos do Brasil.
Sobre o Porto do Açu
O Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela afiliada Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia e Bruges-Bruges Internacional. Único porto totalmente privado do país, resulta de investimentos que somam R$ 20 bilhões e prevê investimentos de mais R$ 22 bilhões nos próximos dez anos. Possui o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue o maior parque térmico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo. Ao todo já são 19 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. O Porto do Açu é um porto jovem e com foco em crescimento sustentável. Os próximos passos contemplam expandir as atividades de minério, petróleo e gás, acelerar a industrialização e avançar com projetos de energia renováveis.