Jovens empreendedores dos nove municípios da Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro já podem inscrever suas ideias ou negócios na terceira edição do Juventude Empreendedora, promovido pelo Porto do Açu e CIEDS. Para participar do projeto de capacitação em empreendedorismo, que começa em julho, os candidatos precisam ter entre 18 e 29 anos, e possuir uma ideia de negócio ou um negócio já existente que queiram desenvolver. O programa é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de Junho, através do link: Inscrições 2024 | Juventude Empreendedora (google.com)
O Juventude Empreendedora, promovido pelo Porto do Açu na região, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de jovens empreendedores, através de um processo de formação capaz de despertar competências e habilidades, que podem potencializar o impacto positivo de suas ideias no território em que estão inseridos. Trata-se de uma tecnologia social desenvolvida pelo CIEDS, certificada pela Fundação Banco do Brasil, que ainda forma redes colaborativas e impulsiona ideias, criando soluções criativas para as demandas do mercado de maneira socialmente responsável.
“Estamos muito otimistas com mais esta edição do Juventude Empreendedora. Com o sucesso das duas primeiras turmas, decidimos ampliar as inscrições para todo o Norte Fluminense, dado que temos um compromisso em criar oportunidades de desenvolvimento para a região de influência do nosso Porto do Açu. Nosso crescimento só faz sentido se acontece simultaneamente com o evoluir do entorno dos nossos negócios”, pontua Wanderson Sousa, gerente de Relacionamento com Comunidades do Porto do Açu.
“O Juventude Empreendedora chega a sua terceira edição no Norte Fluminense. Nas edições anteriores, o projeto se mostrou relevante frente aos desafios enfrentados pelos jovens da região, alcançando mais de 300 jovens inscritos, impulsionando 110 empreendedores, estreitando parcerias na região e mobilizando dezenas de profissionais de todo o estado”, diz Sthefany Castro, coordenadora do Juventude Empreendedora pelo CIEDS.
O jovem Joadson Vidal, que participou do programa em 2023, elogiou a iniciativa. “O Juventude Empreendedora é um ambiente de transformação e excelência, destacando-se por sua abordagem integrada ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Com um corpo docente qualificado e experiente, a trilha do projeto e seus eventos promovem uma educação prática e experiencial, enfatizando a colaboração, diversidade e inclusão. Preparando os empreendedores para desafios do mundo real, JE é um farol de oportunidades, inspirando líderes empresariais do futuro e criando network magnífico para os empreendedores”, contou o empreendedor.
Desde 2021, o Juventude Empreendedora investiu mais de 57 mil reais em premiações para negócios do Norte Fluminense. Esta edição tem duração prevista de 6 meses, com atividades em modelo híbrido, formações online e eventos de integração e de avaliação de forma presencial, em Campos dos Goytacazes. Ao final, os empreendedores terão a oportunidade de expor suas iniciativas na Feira de Negócios do projeto, concorrer a premiações em dinheiro e ingressar na rede do Juventude Empreendedora, com formação continuada e networking com outros empreendedores do estado do Rio de Janeiro.
Sobre o Porto de Açu:
O Porto do Açu opera no Norte Fluminense desde 2014 e é um dos maiores complexos porto-indústria do país: tem o quarto maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 40% das exportações brasileiras de petróleo, desenvolve o maior parque a gás natural da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo. Com soluções de operação e estrutura cada vez mais inovadoras, tecnológicas e sustentáveis, o Porto do Açu tem como missão também estimular o desenvolvimento do entorno do empreendimento.
Sobre o CIEDS:
O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, CIEDS, que em 2023 foi reconhecido TOP 1 – a melhor ONG do Brasil e 48° no mundo pela The Dot Good, promove soluções sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação e, acima de tudo, prosperidade. Acreditando que cada pessoa possui os saberes e os potenciais para mudar suas vidas e comunidades.