Estrutura de
Governança​

A estrutura de governança da Companhia é composta pela Assembleia Geral, o Conselho  de Administração, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal não permanente – todos com atribuições definidas pelo Estatuto Social. Adicionalmente, a empresa possui um Comitê de ESG e um de Investimentos e grupos de trabalho (GT) temáticos focados em alcançar as metas estratégicas, o GT ESG e GT Clima.

Nossa estrutura de governança é integrada à da acionista Prumo por meio da participação em seus Comitês de Assessoramento da Diretoria e do Conselho.

O Conselho de Administração desempenha um papel crucial na atualização e implementação da estratégia corporativa, incluindo o estabelecimento de diretrizes, o controle e a fiscalização do nosso desempenho, bem como a revisão e aprovação da missão, visão, valores, propósito, metas e o planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Os integrantes também têm a responsabilidade de indicar a composição e as atribuições da Diretoria Executiva, além de serem responsáveis pela análise e aprovação dos temas materiais e as diretrizes que compõem a estratégia e política de sustentabilidade da Companhia.

Conheça os membros:

Conselho de Administração

Rogério é CEO da Prumo Logística desde Abril de 2022. Construiu sua carreira no setor industrial, de tecnologia e de geração de energias renováveis, sempre com forte visão empreendedora. Foi Presidente da Schneider Eletric Brasil e Presidente para a América do Sul da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Mais recentemente, esteve à frente da Omega Desenvolvimento – atuando na estruturação e implantação de projetos de geração de energia renovável -, permanecendo como Membro do Conselho de Administração da Omega Energia . Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo lMD (Lausanne, Suiça).

Atual Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Prumo, Eduardo Kantz foi Diretor de Sustentabilidade da Porto do Açu, afiliada do Grupo. Com mais de 15 anos de atuação nos setores de energia, óleo e gás e infraestrutura, Kantz trabalhou por 7 anos na Eneva, ocupando posições de liderança nas áreas jurídica, regulatória e de sustentabilidade. Anteriormente, atuou no Grupo Michelin e em escritório de advocacia. É professor-convidado dos cursos de pós-graduação da FGV e do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro. Ocupa a posição de Chairperson do Comitê de Sustentabilidade da Câmara Americana de Comércio. Graduado em Direito pela PUC-Rio, possui pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC-Rio e em Direito Empresarial pela FGV.

Kristof Waterschoot - Membro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus cursus dui at arcu blandit, a ultrices est tincidunt. Maecenas vitae nibh diam. Curabitur ante tortor, dignissim ac rutrum vitae, finibus quis arcu. Fusce odio turpis, porttitor sit amet enim vel, eleifend mollis turpis. Etiam eu pharetra nulla, non maximus neque. Phasellus iaculis viverra turpis, ac facilisis augue hendrerit vel. Praesent non mi accumsan, scelerisque turpis rhoncus, pellentesque est.

Graduado em Engenharia Civil e de Produção pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) em 1999, Rafael tem especialização em Finanças Corporativas pelo IBMEC-Rio (2003) e MBA pelo IE Business School de Madrid (2007). Atualmente, Rafael ocupa a posição de CEO da efen, empresa que atua na comercialização e entrega de combustíveis marítimos na região Sudeste. Se juntou à Prumo no início de 2019 onde passou pela S&T, Novos Negócios e M&A.

Antes da Prumo, Rafael trabalhou na Alvarez & Marsal onde ocupou diversas posições executivas interinas em projetos de reestruturação, em empresas da cadeia de O&G, de Logística e de Engenharia e Construção. Ao longo dos seus mais de 25 anos de carreira, Rafael também teve passagens por um Fundo de Investimento em Infraestrutura, por uma consultoria de estratégia, chegou a sócio de uma grande empresa de engenharia e iniciou sua carreira prestando serviços para algumas das maiores operadoras de O&G do país.

Engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mauá – SP, com formação também em Oceanografia Física pela USP e com MBA em Gestão pela COPPEAD-UFRJ, Victor possui ampla experiência no segmento de engenharia submarina. Em mais de 30 anos na Subsea7, foi responsável por diversos projetos, com foco em tecnologias de águas profundas. Nos últimos 17 anos foi o líder da empresa para a América do Sul, respondendo diretamente ao time executivo e conselho da Subsea7 na Europa. Desde 2017 é CEO da Vast Infraestrutura, uma empresa do Grupo Prumo dedicada a oferecer infraestrutura e soluções logísticas para movimentação de líquidos para o mercado de energia. Victor atua também como Conselheiro das empresas Porto do Açu, DOME e Oceânica S/A, assim como membro do Conselho Consultivo da COPPEAD-UFRJ.

Responsável pela aplicação, monitoramento e reporte dos resultados das iniciativas estratégicas, a Diretoria Executiva atua no desenvolvimento e nas operações do Porto do Açu, além da aprovação de métricas e do gerenciamento de nossa performance de sustentabilidade, reportada

pela Gerência-Geral de Desenvolvimento Portuário e ESG.

Conheça os membros:

Diretoria

Tem mais de 30 anos de experiência na indústria de Serviços de Petróleo. Desde 1992, quando se juntou à Schlumberger, ele trabalhou em várias áreas que vão desde Testing & Wireline Field Engineer offshore Brasil, posições de gerente de campo na América do Norte e América do Sul, Diretor de Recursos Humanos Global, Vice-Presidente de Operações na América Latina e Presidente da Schlumberger Brasil. Firmo foi também Vice-presidente Sênior para o Hemisfério Oeste da Seadrill Operations de 2014 a 2019, Presidente do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de 2017 a 2019 e Presidente da ABESPETRO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços do setor de Petróleo e Gás de 2016 a 2017. Atualmente, Firmo é o CEO da Porto do Açu, uma empresa do Grupo Prumo, responsável pelo desenvolvimento e gestão do Porto do Açu, o maior ativo porto-indústria privado do Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, ele tem mestrado em Administração de Empresas da Escola de Gestão de Rotterdam, Erasmus University.

É formado em economia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças pelo IBMEC. Executivo altamente experiente, com 20 anos de atuação em Project Finance, fusões e aquisições e desenvolvimento de negócios. Iniciou sua carreira profissional na Vale, através do Programa de Trainee, no ano 2000 e trabalhou no Departamento de Desenvolvimento de Negócios e Fusões e Aquisições por 6 anos. Depois disso, entrou no Grupo EBX para ser parte do time que iniciava o processo de IPO da MMX Mineração e Metálicos S.A., que foi o primeiro lançado pelo Grupo em meados do ano de 2006. Ficou na MMX por 2 anos. De 2008 a 2012, atuou no time de Corporate Finance que trabalhava em todas as operações de IPO, Project Finance, M&A e desenvolvimento de negócios para todas as companhias do Grupo. Desde 2012 é Diretor Financeiro (CFO) da Prumo Logística, tendo atuado em operações de M&A, relações com investidores, processo de fechamento de capital da Prumo e vários processos de captação de dívida para subsidiárias totalizado vários bilhões de dólares. Em janeiro de 2024, assumiu também a presidência da Porto do Açu Operações.

Atuando no Porto do Açu desde 2019, João Braz tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de logística, operações e negociação de contratos de alta complexidade, liderando empresas nos mercados de óleo e gás, infraestrutura e navegação. Com a principal missão de atrair diferentes indústrias para se instalarem no Porto do Açu, ele também é responsável por desenvolver soluções de conectividade (ferrovia, rodovia, cabotagem) que aumentam a competitividade e atratividade do porto. Além disso, é responsável pelas atividades do Terminal Multicargas (TMULT) e pelo desenvolvimento de outros terminais. Com sólida experiência internacional, passou anteriormente por duas diferentes posições na Europa e liderou times na África e América Latina. Trabalhou por 16 anos no Grupo Maersk, onde chegou ao cargo de Diretor Geral para a América Latina da unidade de apoio marítimo do grupo (Maersk Supply Service) , também tendo atuado no grupo norueguês de navegação Westfal-Larsen Shipping. Formado pela PUC-Rio em Administração de Empresas, o executivo tem especialização pela Maersk International Shipping Education, MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduação em Óleo e Gás pela Coppead/UFRJ.

Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2008, com especialização em Processo Civil pela PUC-RJ (2012) e Mestrado em Direito Civil pela Universidade de Lisboa (2016). Atuou em diferentes áreas do Departamento Jurídico da Souza Cruz, empresa multinacional do ramo de bens de consumo, de 2008 a 2013. Em 2014 ingressou no Grupo Prumo, tendo ocupado diferentes cargos e funções dentro do Departamento Jurídico da holding Prumo Logística até dezembro de 2019, quando assumiu a atual posição de Diretora Jurídica da Porto do Açu Operações.

Executivo com mais de 15 anos de experiência nos setores portuário, de óleo e gás e logística, tendo ocupado cargos de Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Gerente de Projetos de Logística e Cadeia de Suprimentos em empresas como BRASKEM e GranEnergia. Ingressou no Grupo Prumo em 2017 na formação da DOME SERVIÇOS INTEGRADOS, Joint Venture entre a Prumo Logística e a GranEnergia, na área de infraestrutura subsea para o setor
de óleo e gás. Desde 2019, é Diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações sendo responsável pela gestão marítima, de infraestrutura, QSMS e relações institucionais do porto, com o desafio de operar e desenvolver o Açu de forma eficiente e segura, em linha com as melhores práticas ESG. Vinícius é graduado em administração empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e possui MBA em gestão de negócios pelo INSPER.

Cristiano dos Anjos é Diretor Comercial e de Desenvolvimento Industrial e de Energias no Porto do Açu, além de membro do Comitê Executivo.. Com 27 anos de experiência atuando em diversos segmentos, o profissional tem contribuído com a automação e digitalização das indústrias, suportando um crescimento eficiente e sustentável. Graduado em Engenharia, ainda conta com pós-graduação pela Unicamp, especialização de Marketing Digital pela USP e Inovação pelo INSEAD (França) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. O executivo também integra o Conselho da CIESP, é Diretor da área de automação da Abinee. Teve papel relevante como membro da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, no Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal e como Conselheiro do CONIC (Conselho Superior de Inovação e Competitividade) da Fiesp . Atua ainda como mentor de Start-up’s e Scale-up´s, além de fazer parte do conselho consultivo do CEAP (eleita melhor ONG educacional do país diversas vezes).  Ao longo de sua trajetória, Cristiano atuou em diversos países das Américas, Europa e Oriente Médio.

Marcelo Chaladovsky possui mais de 15 anos de experiência em finanças e ingressou na Porto do Açu Operações S.A em agosto de 2022 como Diretor Financeiro. No Grupo Prumo desde 2016, atuou como Gerente Geral Financeiro da Holding, sendo responsável pela gestão das áreas de Orçamento, Planejamento Financeiro e Controladoria. Ao longo da trajetória, Chaladovsky foi membro do Conselho de Administração da Ferroport Logística Comercial Exportadora S.A e do Comitê de Finanças das empresas Vast Infraestrutura S.A e Ferroport. Anteriormente ao ingresso na Prumo, atuou em cargos de gestão financeira no Grupo Sá Cavalcante e PDG Realty e como Officer de crédito na BRR Administração de Crédito e Banco CR2. Marcelo Chaladovsky é pós-graduado em Finanças e Gestão Corporativa.

Criado em 2023, possui como responsabilidade apoiar a Diretoria Executiva na implementação da Estratégia de Sustentabilidade, o que abrange a disseminação da cultura ESG e a adoção de boas práticas e a gestão da performance e reporte de indicadores. É formado majoritariamente pelos membros da Diretoria Executiva, no qual diversas áreas participam como ouvintes, e cuja organização é liderada pela área de Sustentabilidade. Também estão entre suas tarefas a gestão e consolidação das informações apresentadas neste Relatório de Sustentabilidade.

Conheça os membros:

Tem mais de 30 anos de experiência na indústria de Serviços de Petróleo. Desde 1992, quando se juntou à Schlumberger, ele trabalhou em várias áreas que vão desde Testing & Wireline Field Engineer offshore Brasil, posições de gerente de campo na América do Norte e América do Sul, Diretor de Recursos Humanos Global, Vice-Presidente de Operações na América Latina e Presidente da Schlumberger Brasil. Firmo foi também Vice-presidente Sênior para o Hemisfério Oeste da Seadrill Operations de 2014 a 2019, Presidente do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de 2017 a 2019 e Presidente da ABESPETRO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços do setor de Petróleo e Gás de 2016 a 2017. Atualmente, Firmo é o CEO da Porto do Açu, uma empresa do Grupo Prumo, responsável pelo desenvolvimento e gestão do Porto do Açu, o maior ativo porto-indústria privado do Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, ele tem mestrado em Administração de Empresas da Escola de Gestão de Rotterdam, Erasmus University.

É formado em economia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças pelo IBMEC. Executivo altamente experiente, com 20 anos de atuação em Project Finance, fusões e aquisições e desenvolvimento de negócios. Iniciou sua carreira profissional na Vale, através do Programa de Trainee, no ano 2000 e trabalhou no Departamento de Desenvolvimento de Negócios e Fusões e Aquisições por 6 anos. Depois disso, entrou no Grupo EBX para ser parte do time que iniciava o processo de IPO da MMX Mineração e Metálicos S.A., que foi o primeiro lançado pelo Grupo em meados do ano de 2006. Ficou na MMX por 2 anos. De 2008 a 2012, atuou no time de Corporate Finance que trabalhava em todas as operações de IPO, Project Finance, M&A e desenvolvimento de negócios para todas as companhias do Grupo. Desde 2012 é Diretor Financeiro (CFO) da Prumo Logística, tendo atuado em operações de M&A, relações com investidores, processo de fechamento de capital da Prumo e vários processos de captação de dívida para subsidiárias totalizado vários bilhões de dólares. Em janeiro de 2024, assumiu também a presidência da Porto do Açu Operações.

Atuando no Porto do Açu desde 2019, João Braz tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de logística, operações e negociação de contratos de alta complexidade, liderando empresas nos mercados de óleo e gás, infraestrutura e navegação. Com a principal missão de atrair diferentes indústrias para se instalarem no Porto do Açu, ele também é responsável por desenvolver soluções de conectividade (ferrovia, rodovia, cabotagem) que aumentam a competitividade e atratividade do porto. Além disso, é responsável pelas atividades do Terminal Multicargas (TMULT) e pelo desenvolvimento de outros terminais. Com sólida experiência internacional, passou anteriormente por duas diferentes posições na Europa e liderou times na África e América Latina. Trabalhou por 16 anos no Grupo Maersk, onde chegou ao cargo de Diretor Geral para a América Latina da unidade de apoio marítimo do grupo (Maersk Supply Service) , também tendo atuado no grupo norueguês de navegação Westfal-Larsen Shipping. Formado pela PUC-Rio em Administração de Empresas, o executivo tem especialização pela Maersk International Shipping Education, MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduação em Óleo e Gás pela Coppead/UFRJ.

Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2008, com especialização em Processo Civil pela PUC-RJ (2012) e Mestrado em Direito Civil pela Universidade de Lisboa (2016). Atuou em diferentes áreas do Departamento Jurídico da Souza Cruz, empresa multinacional do ramo de bens de consumo, de 2008 a 2013. Em 2014 ingressou no Grupo Prumo, tendo ocupado diferentes cargos e funções dentro do Departamento Jurídico da holding Prumo Logística até dezembro de 2019, quando assumiu a atual posição de Diretora Jurídica da Porto do Açu Operações.

Executivo com mais de 15 anos de experiência nos setores portuário, de óleo e gás e logística, tendo ocupado cargos de Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Gerente de Projetos de Logística e Cadeia de Suprimentos em empresas como BRASKEM e GranEnergia. Ingressou no Grupo Prumo em 2017 na formação da DOME SERVIÇOS INTEGRADOS, Joint Venture entre a Prumo Logística e a GranEnergia, na área de infraestrutura subsea para o setor
de óleo e gás. Desde 2019, é Diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações sendo responsável pela gestão marítima, de infraestrutura, QSMS e relações institucionais do porto, com o desafio de operar e desenvolver o Açu de forma eficiente e segura, em linha com as melhores práticas ESG. Vinícius é graduado em administração empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e possui MBA em gestão de negócios pelo INSPER.

Cristiano dos Anjos é Diretor Comercial e de Desenvolvimento Industrial e de Energias no Porto do Açu, além de membro do Comitê Executivo.. Com 27 anos de experiência atuando em diversos segmentos, o profissional tem contribuído com a automação e digitalização das indústrias, suportando um crescimento eficiente e sustentável. Graduado em Engenharia, ainda conta com pós-graduação pela Unicamp, especialização de Marketing Digital pela USP e Inovação pelo INSEAD (França) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. O executivo também integra o Conselho da CIESP, é Diretor da área de automação da Abinee. Teve papel relevante como membro da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, no Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal e como Conselheiro do CONIC (Conselho Superior de Inovação e Competitividade) da Fiesp . Atua ainda como mentor de Start-up’s e Scale-up´s, além de fazer parte do conselho consultivo do CEAP (eleita melhor ONG educacional do país diversas vezes).  Ao longo de sua trajetória, Cristiano atuou em diversos países das Américas, Europa e Oriente Médio.

Marcelo Chaladovsky possui mais de 15 anos de experiência em finanças e ingressou na Porto do Açu Operações S.A em agosto de 2022 como Diretor Financeiro. No Grupo Prumo desde 2016, atuou como Gerente Geral Financeiro da Holding, sendo responsável pela gestão das áreas de Orçamento, Planejamento Financeiro e Controladoria. Ao longo da trajetória, Chaladovsky foi membro do Conselho de Administração da Ferroport Logística Comercial Exportadora S.A e do Comitê de Finanças das empresas Vast Infraestrutura S.A e Ferroport. Anteriormente ao ingresso na Prumo, atuou em cargos de gestão financeira no Grupo Sá Cavalcante e PDG Realty e como Officer de crédito na BRR Administração de Crédito e Banco CR2. Marcelo Chaladovsky é pós-graduado em Finanças e Gestão Corporativa.

Atual Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Prumo, Eduardo Kantz foi Diretor de Sustentabilidade da Porto do Açu, afiliada do Grupo. Com mais de 15 anos de atuação nos setores de energia, óleo e gás e infraestrutura, Kantz trabalhou por 7 anos na Eneva, ocupando posições de liderança nas áreas jurídica, regulatória e de sustentabilidade. Anteriormente, atuou no Grupo Michelin e em escritório de advocacia. É professor-convidado dos cursos de pós-graduação da FGV e do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro. Ocupa a posição de Chairperson do Comitê de Sustentabilidade da Câmara Americana de Comércio. Graduado em Direito pela PUC-Rio, possui pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC-Rio e em Direito Empresarial pela FGV.