Engajamento com Comunidades
Início » Pessoas e Comunidade » Agenda de Desenvolvimento Local
Desenvolvimento Regional Sustentável
Nossa estratégia de crescimento tem como foco a geração de valor e considera indissociável o desenvolvimento do Porto do Açu e das comunidades de seu entorno. O objetivo é deixar um legado positivo para a Região Norte Fluminense e o Brasil, compartilhando valor com todas as partes interessadas. Queremos fazer a diferença!
Temos o compromisso de gerar oportunidades para a população local, fomentamos o empreendedorismo, o desenvolvimento da cadeia de fornecimento local e incentivamos o ecossistema de inovação. Geramos oportunidades e protagonismo, valorizando as cadeias e tradições locais.
Saiba mais sobre os pilares da nossa Agenda Social abaixo:
Engajamento para o desenvolvimento sustentável:
Por meio de diferentes iniciativas, buscamos promover o desenvolvimento sustentável e progresso econômico locais, além de contribuir para o contínuo aumento da qualidade de vida
na região. Para isso, lançamos mão de instrumentos de engajamento e canais de diálogo visando relacionamentos transparentes e duradouros e promover melhorias na nossa atuação. Saiba mais sobre nossos programas:
- Espaços Comunitários de Diálogo: Realizamos desde 2015 encontros com representantes das comunidades locais para manutenção de canal permanente de diálogo e relacionamento.
- Conselho de Desenvolvimento Local (CDL): Também para dialogar com a comunidade, o CDL foi criado em 2018 como um fórum voluntário de discussões e alinhamento de prioridades estratégicas de desenvolvimento territorial. É formado por representantes de diversas instâncias sociais do Norte Fluminense que, em encontros cocriativos, discutem os principais desafios para o desenvolvimento sustentável da região, em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e as perspectivas de crescimento do Porto do Açu.
- Programa de Visitas PORTodos: Iniciado em 2019 em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, o Portodos é o nosso programa de visitas guiadas ao Açu. O foco é aproximar a comunidade local das atividades do complexo portuário, por meio de visitas interativas às suas diversas áreas. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail visita.portodos@portodoacu.com.br.
- Trânsito seguro: Por meio do Programa de Segurança no Trânsito mantemos calendário anual de ações para a redução dos índices de acidentes na região. Promovemos ações de educação e conscientização e investimos em infraestrutura viária e processos internos de controle e prevenção, de forma colaborativa com os demais terminais e empresas do complexo, instituições relacionadas e Poder Público.
- Relacionamento com Comunidades Pesqueiras: Atuamos desde 2019 em parceria com outras empresas do complexo nas colônias de pesca de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes. Desenvolvemos junto a essas comunidades ações que contribuem para a segurança da navegação, gestão do uso compartilhado do espaço marinho e apoio às atividades de pesca artesanal, por meio do Programa de Relacionamento com a Pesca.
- Centro de Visitantes da Reserva Caruara: Criada de forma voluntária em 2012, a Reserva Caruara é o centro de nossas ações de conservação da biodiversidade. O espaço é aberto para visitação turística como uma das ações de engajamento para o desenvolvimento sustentável da região. Em 2022, foi criado o Centro de Visitantes da Reserva. Saiba mais em Reserva Caruara.
- Voluntariado AbrAÇU: Criado em 2017 de forma espontânea pelos colaboradores do Porto, o Programa de Voluntariado AbrAÇU conta com a atuação solidária não só de representantes do complexo, mas de membros da comunidade e de instituições locais que se unem em ações sociais, ambientais, culturais e esportivas. Quer contribuir? Vem com a gente!
Geração de Oportunidades:
Acreditamos no potencial das cadeias locais e promovemos ações para fortalecê-las por meio do incentivo ao empreendedorismo, à qualificação profissional, à agricultura familiar e fomento ao ecossistema de inovação local, buscando ampliar as oportunidades de geração de renda para a população local e, com isso, contribuir para dinamização da economia da região.
- Empreendedorismo social: Iniciado em 2021, com o auxílio do CIEDS, o Juventude Empreendedora busca apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências de jovens empreendedores da Região de São João da Barra.
- Qualificação Profissional: Visando proporcionar novas oportunidades de renda para moradores da região, realizamos, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre outras instituições, cursos de qualificação profissional.
- Fortalecimento da agricultura familiar: Por meio de capacitação e auxílio técnico e do estímulo para a comercialização de produtos agrícolas para empresas e restaurantes do Porto, apoiamos a Associação de Produtores Rurais do Vila da Terra (Aprovila) e a comunidade agrícola de Alto do Cardeiro. As iniciativas com a Aprovila integram nossa contribuição para a manutenção dos padrões de vida das famílias que residiam em propriedades da área do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) e atualmente moram no Programa de Reassentamento Vila da Terra. Com o Projeto Feira no Porto, fomentamos a organização coletiva e a comercialização da produção agrícola da comunidade para as empresas no Porto do Açu, promovendo a geração de renda. Em parceria com a Chevron do Brasil Óleo e Gás e com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizamos ações de suporte técnico e apoio à comercialização dos produtos agrícolas para a comunidade de Alto do Cardeiro, contribuindo para o crescimento da agricultura familiar local.
- Fomento ao ecossistema de inovação local: Buscamos fortalecer o ecossistema de inovação local de forma integrada ao nosso Programa de Inovação, atuando em diversas frentes. Realizamos duas edições do HACKAÇU, nossa maratona de inovação com foco em soluções sustentáveis para a Região Norte Fluminense e o Porto, e em parceria com o Sebrae desenvolvemos o Projeto Startup Win Ideação para impulsionar o desenvolvimento de modelo de negócios e formação de startups no entorno do Açu.
Inclusão de mão de obra e fornecedores locais:
As operações do Porto do Açu geram impactos econômicos diretos e indiretos na economia local. A expansão dos negócios amplia a arrecadação de impostos e gera o aumento de postos de trabalho em toda a região, o que se resume em maior poder aquisitivo para as famílias.
- Rede de Empregabilidade: gerimos a Rede de Empregabilidade, plataforma de atração de mão de obra para o Porto do Açu que prioriza a contratação de talentos locais. Por meio dessa Rede, conectamos as oportunidades a um banco de currículos promovendo sinergias e apoiando os processos seletivos. Quer se juntar ao nosso TIMAÇU? Vem com a gente e cadastre seu currículo: trabalheconosco.vagas.com.br/rede-de-empregabilidade
- Conexão Açu: Promovemos troca de conhecimentos com instituições de ensino da região do Açu, com interface entre estudantes e profissionais do setor portuário, industrial e de energia, entre outros. Nossas ações incluem programas de incentivo à formação profissional como Estágio Superior, Jovem Aprendiz, Jovem Profissional e Estágio Técnico e o PORTODAS – dedicado exclusivamente às mulheres.
- PORTodos Fornecedores: Por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais, que contempla um Grupo de Trabalho formado com outras empresas do Porto e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São João da Barra, buscamos impulsionar a cadeia de suprimentos da região. Mantemos uma plataforma virtual de cadastro e uma central de atendimento para esclarecimento de dúvidas e realizamos ações de engajamento e qualificação. Conduzimos ainda Rodadas de Negócios para conectar as oportunidades de fornecimento no Porto do Açu com as empresas da região, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o Sebrae e outras empresas do complexo. As ações de qualificação envolvem temas diversos, como a Jornada ESG, que em parceria com a Firjan promoveu capacitação em aspectos ambientais, sociais e de governança para cerca de 300 empresas da região.
Fale Conosco
Por meio do canal Fale Com o Porto do Açu recebemos manifestações, que podem ser feitas de forma confidencial, respondidas em até sete dias úteis.
- Linha telefônica (diariamente, das 7h às 20h): 0800 729 0810
- Website: Fale com o   Porto do Açu
- Linha telefônica (diariamente, das 7h às 20h): 0800 729 0810
- Website: Fale com o Porto do Açu: canalconfidencial.com.br/falecomoportodoacu/
Espaços Comunitários de Diálogo
Realizamos desde 2015 encontros com representantes das comunidades locais para manutenção de canal permanente de diálogo e relacionamento. Em 2022 foram seis reuniões com mais de 190 participantes, nas quais expusemos e debatemos temas estratégicos para o desenvolvimento local.
Conselho de Desenvolvimento Local (CDL)
Também para dialogar com a comunidade, o CDL foi criado em 2018 como um fórum voluntário de discussões e alinhamento de prioridades estratégicas de desenvolvimento territorial. É formado por representantes de diversas instâncias sociais do Norte Fluminense que, em encontros cocriativos, discutem os principais desafios para o desenvolvimento sustentável da região, em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e as perspectivas de crescimento do Porto do Açu.
Programa de visitas Portodos
Iniciado em 2019 em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, o Portodos é o nosso programa de visitas guiadas ao Açu. O foco é aproximar a comunidade local das atividades do complexo portuário, por meio de visitas interativas às suas diversas áreas.
As visitas podem ser agendadas pelo e-mail visita.portodos@portodoacu.com.br.
Programa de Voluntariado do Porto do Açu
Criado em 2017 de forma espontânea pelos colaboradores do Porto, o Programa de Voluntariado AbrAÇU conta com a atuação solidária não só de representantes do complexo, mas de membros da comunidade e de instituições locais que se unem em ações sociais, ambientais, culturais e esportivas.
Pesca artesanal
Compreendemos a importância da pesca artesanal como parte da história do Norte Fluminense e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da região. Atuamos desde 2019 em parceria com outras empresas do complexo nas colônias de pesca de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes. Nossa contribuição se dá em três frentes:
- Fóruns da Pesca, para diálogo com a comunidade pesqueira e promoção da segurança da navegação e nas interações com atividades marítimas e portuárias;
- Apoio à qualificação, com cursos profissionalizantes; e
- Monitoramento do Desembarque Pesqueiro, de acompanhamento diário de dados sobre produtividade, número e fluxo de embarcações pesqueiras e áreas prioritárias de pesca, entre outros, para maior compreensão sobre a dinâmica das atividades na área e, consequentemente, melhor gestão do território.
Segurança no Trânsito
Por meio do Programa de Segurança no Trânsito mantemos calendário anual de ações para a redução dos índices de acidentes na região. Promovemos ações de educação e conscientização e investimos em infraestrutura viária e processos internos de controle e prevenção, de forma colaborativa com demais terminais e empresas do complexo, instituições relacionadas e Poder Público.
Desde 2022, integramos o Programa Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Trânsito, para aumentar ainda mais a contribuição para um trânsito mais seguro.
Nossos parceiros
Oportunidades de carreira para talentos locais
Investimos em ações de capacitação, como a Rede de Empregabilidade, o Conexão Açu e programas de formação profissional, com vistas ao aumento da participação de mão de obra local no Porto do Açu.
Rede de Empregabilidade
Gerimos a Rede de Empregabilidade, plataforma de atração de mão de obra para o Porto do Açu que prioriza a contratação de talentos locais. Por meio dessa Rede, conectamos as oportunidades a um banco de currículos promovendo sinergias e apoiando os processos seletivos.
Quer se juntar ao nosso TIMAÇU? Vem com a gente e cadastre seu currículo: trabalheconosco.vagas.com.br/rede-de-empregabilidade
Conexão Açu
Promovemos troca de conhecimentos com instituições de ensino da região do Açu, com interface entre estudantes e profissionais do setor portuário, industrial e de energia, entre outros.
Nossas ações incluem programas de incentivo à formação profissional como Estágio Superior, Jovem Aprendiz, Jovem Profissional e Estágio Técnico e o PORTODAS – dedicado exclusivamente às mulheres.
Estímulo à cadeia de suprimentos regional
Por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais, que contempla um Grupo de Trabalho formado com outras empresas do Porto e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São João da Barra, buscamos impulsionar a cadeia de suprimentos da região. Mantemos uma plataforma virtual de cadastro e uma central de atendimento para esclarecimento de dúvidas e realizamos ações de engajamento e qualificação.
Conduzimos ainda Rodadas de Negócios para conectar as oportunidades de fornecimento no Porto do Açu com as empresas da região, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o Sebrae e outras empresas do complexo. As ações de qualificação envolvem temas diversos, como a Jornada ESG, que em parceria com a Firjan promoveu capacitação em aspectos ambientais, sociais e de governança para cerca de 300 empresas da região.
Empreendedorismo social
Iniciado em 2021, com o auxílio do Cieds, o Juventude Empreendedora busca apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências de jovens empreendedores da Região de São João da Barra. Com ênfase na geração de formas viáveis de renda e transformação social no território, o programa teve sua segunda edição em 2023 e contou com mais de 120 inscritos e 61 empreendedores selecionados.
Fomento ao ecossistema de inovação local
Buscamos fortalecer o ecossistema de inovação local de forma integrada ao nosso Programa de Inovação, atuando em diversas frentes.
Realizamos duas edições do HACKAÇU, nossa maratona de inovação com foco em soluções sustentáveis para a Região Norte Fluminense e o Porto e em parceria com o Sebrae desenvolvemos o Projeto Startup Win Ideação para impulsionar o desenvolvimento de modelo de negócios e formação de startups no entorno do Açu.
Também participamos e contribuímos com fóruns regionais e maratonas de inovação como o Grupo de Trabalho de Inovação da Firjan Norte, o Inova Campos, da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e o HackIFF, maratona de inovação on-line promovida pelo Instituto Federal Fluminense.
Fortalecimento da agricultura familiar
Por meio de capacitação e auxílio técnico e do estímulo para a comercialização de produtos agrícolas para empresas e restaurantes do Porto, apoiamos a Associação de Produtores Rurais do Vila da Terra (Aprovila) e a comunidade agrícola de Alto do Cardeiro.
As iniciativas com a Aprovila integram nossa contribuição para a manutenção dos padrões de vida das famílias que residiam em propriedades da área do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) e atualmente moram no Programa de Reassentamento Vila da Terra. Com o Projeto Feira no Porto, fomentamos a organização coletiva e a comercialização da produção agrícola da comunidade para as empresas no Porto do Açu, promovendo a geração de renda.
Em parceria com a Chevron do Brasil Óleo e Gás e com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizamos ações de suporte técnico e apoio à comercialização dos produtos agrícolas para a comunidade de Alto do Cardeiro, contribuindo para o crescimento da agricultura familiar local
Comitê de Ações Humanitárias
Além de estabelecer medidas e procedimentos para prevenção, controle e resposta a emergências relacionadas à COVID-19, instituímos o Comitê de Ações Humanitárias, em parceria com a Ferroport, a Vast Infraestrutura e a Gás Natural Açu. Com atuação temporária, o Comitê tem centrado esforços em quatro linhas de atuação:
- Informação correta, precisa, em linguagem simples e acessível ao maior número de pessoas;
- Apoio a profissionais da saúde;
- Suporte com equipamentos essenciais no atendimento de casos graves;
- Atenção especial à população mais vulnerável.
Além de estabelecer medidas e procedimentos para prevenção, controle e resposta a emergências relacionadas à COVID-19, instituímos o Comitê de Ações Humanitárias, em parceria com a Ferroport, a Vast Infraestrutura e a Gás Natural Açu. Com atuação temporária, o Comitê tem centrado esforços em quatro linhas de atuação:
• Informação correta, precisa, em linguagem simples e acessível ao maior número de pessoas;
• Apoio a profissionais da saúde;
• Suporte com equipamentos essenciais no atendimento de casos graves;
• Atenção especial à população mais vulnerável.
Nossos parceiros
Conheça outro tema relacionado a Pessoas e Comunidade
Nossas pessoas
Atuamos na atração e retenção de talentos e no desenvolvimento e estímulo à saúde e bem-estar dos nossos colaboradores. Também buscamos fomentar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo por meio do Programa de Qualidade de Vida e de nossa Agenda de Diversidade e Inclusão.