Gestão Ambiental
Início » Meio Ambiente e Clima » Gestão Ambiental
Sistema de Gestão focado em boas práticas
Nossa atuação visa uma gestão ambiental de alto desempenho, focada em conciliar desenvolvimento e a preservação ambiental do entorno.
Temos um procedimento robusto de avaliação dos aspectos e impactos ambientais decorrentes das nossas atividades que, junto com os requisitos legais a serem atendidos e as melhores práticas observadas, norteiam os nossos programas, medidas de monitoramento e controle ambiental.
Em 2023, nosso sistema de gestão ambiental obteve, pela segunda vez, a certificação Ecoports. E em 2024, obtivemos a certificação ISO14001. Visando acelerar a redução das emissões da cadeia marítima e a melhoria da qualidade do ar da região, também aderimos, em 2021, ao Environmental Ship Index (ESI), ofertando redução nas tarifas de acesso aos clientes cujas embarcações são menos poluentes.
Nossa gestão é liderada pelas equipes de Desenvolvimento Portuário e ESG e de Controle Portuário da Porto do Açu.
Para conhecer o escopo do Sistema de Gestão Ambiental da Porto do Açu Operações e os demais documentos relacionados ao tema, acesso nossa Biblioteca.
Licenciamento, controles e requisitos legais
- Gestão de requisitos legais: Buscamos adotar medidas efetivas de controle e mitigação de riscos, monitoradas por inspeções rotineiras e ciclos de auditorias anuais internas e externas, ancoradas por um robusto processo de Gestão de Requisitos Legais e Auditorias Ambientais. Para isso, mapeamos a legislação e o nível de atendimento aos requisitos regulatórios por meio do Sistema CAL4.0, desenvolvido pela empresa IUS Natura.
- Licenciamento: Nossas operações são licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que monitora o atendimento das condicionantes das licenças via inspeções periódicas e análise dos relatórios de acompanhamento. As operações do T-MULT são licenciadas pela LO IN003957 e as operações do Molhe Sul pela LO IN052580.
- Gestão de aspectos e impactos: Entre os aspectos ambientais gerenciados por nossos controles ambientais, destacam-se consumo de água, geração de resíduos sólidos e efluentes e emissões atmosféricas de material particulado. Nas atividades de administração portuária, somos responsáveis pela gestão dos acessos marítimos e terrestres, além das operações de dragagem realizadas no Terminal 2 e, portanto, temos as emissões de gases de efeito estufa também como aspecto ambiental significativo.
Acesse dos documentos relativos aos controles e procedimentos ambientais e às últimas auditorias na Biblioteca.
Licenciamento ambiental
Nossas operações são licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que monitora o atendimento das condicionantes das licenças via inspeções periódicas e análise dos relatórios de acompanhamento.As operações do T-MULT são licenciadas pela LO IN003957.
Gestão de requisitos legais
Buscamos adotar medidas efetivas de controle e mitigação de riscos, monitoradas por inspeções rotineiras e ciclos de auditorias anuais internas e externas, ancoradas por um robusto processo de Gestão de Requisitos Legais e Auditorias Ambientais.
Para isso, mapeamos a legislação e o nível de atendimento aos requisitos regulatórios por meio do Sistema CAL4.0, desenvolvido pela empresa IUS Natura.
Controles ambientais
Entre os aspectos ambientais gerenciados, destacam-se consumo de água e energia, geração de resíduos sólidos e efluentes e emissões atmosféricas. Nas atividades de administração portuária, somos responsáveis pela gestão das operações de dragagem realizadas no Terminal 2 e, portanto, pela garantia do atendimento aos requisitos legais aplicáveis, de licenciamento e melhores práticas ambientais disponíveis.
- Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos
- Controle de emissões atmosféricas
- Plano de Inspeção Ambiental
- Plano de Controle de Fauna Sinantrópica
- Monitoramento de Água para Consumo Humano
- Monitoramento do Efluente Bruto e Tratado do Sistema de Drenagem
- Transporte, armazenamento e manuseio de produtos químicos perigosos
• Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos
• Controle de emissões atmosféricas
• Plano de Inspeção Ambiental
• Plano de Controle de Fauna Sinantrópica
• Monitoramento de Água para Consumo Humano
• Monitoramento do Efluente Bruto e Tratado do Sistema de Drenagem
• Transporte, armazenamento e manuseio de produtos químicos perigosos
Monitoramentos e índices de qualidade ambiental
Conduzimos o monitoramento ambiental em atendimento aos processos de licenciamento e à legislação aplicável, em linha com boas práticas e o aprimoramento permanente da indústria portuária.
Por meio de uma rede robusta de monitoramento de recursos hídricos continentais e marinhos, da qualidade do ar, das emissões sonoras e da fauna, acompanhamos a qualidade ambiental do Porto e de seu entorno, compondo uma base de dados desde o período de pré-implantação do empreendimento.
- Qualidade da água marinha, sedimentos, biota e bioindicadores
- Qualidade da água subterrânea
- Qualidade dos recursos hídricos continentais: lagoas de Iquipari, Veiga e Salgada e Canal Quintingute
- Espécies exóticas
- Morfodinâmica Praial
- Qualidade do ar
- Emissões sonoras
- Gestão dos efluentes líquidos
• Qualidade da água marinha, sedimentos, biota e bioindicadores
• Qualidade da água subterrânea
• Qualidade dos recursos hídricos continentais: lagoas de Iquipari, Veiga e Salgada e Canal Quintingute
• Espécies exóticas
• Morfodinâmica Praial
• Qualidade do ar
• Emissões sonoras
• Gestão dos efluentes líquidos
Com base no histórico dos dados monitorados, iniciamos o desenvolvimento de índices de qualidade ambiental para o entorno do Porto do Açu. Eles visam permitir a análise integrada dos dados, facilitando o reporte, a gestão e a tomada de decisão, para a garantia da manutenção da qualidade ambiental.
Gestão Sustentável de Recursos Hídricos
Nossa gestão visa à segurança hídrica para compatibilizar o uso sustentável dos recursos naturais com o desenvolvimento das atividades do Porto. Com planejamento de longo prazo e apoio de consultoria especializada, realizamos o monitoramento constante da captação de água subterrânea e, por meio de nosso Programa de Eficiência Hídrica, buscamos diversificar as fontes de água e ampliar gradativamente o uso de fontes alternativas, como reúso e aproveitamento de água de chuva.
A principal fonte de abastecimento de água subterrânea para as atividades no Porto do Açu é o Aquífero Emborê, manancial que apresenta águas de elevada qualidade natural e percorre mais de 1.000 quilômetros quadrados ao longo do litoral norte-fluminense.
Gestão Ambiental das Dragagens
As dragagens¹ são atividades essenciais para a manutenção e garantia da navegabilidade dos canais portuários e a operação segura dos terminais. Por sua complexidade, requerem processos robustos de gestão e operação para garantir que os impactos e riscos sejam devidamente controlados.
No Açu, as dragagens são realizadas em conformidade com nossas licenças ambientais e normas aplicáveis, considerando orientações do licenciador ambiental, de órgãos consultivos e intervenientes e consultorias ambientais especializadas.
Por nossa localização geográfica, estamos inseridos na área de reprodução das tartarugas marinhas cabeçudas (espécie Caretta caretta). Assim, a realização das dragagens inclui um desafio singular relacionado às medidas de proteção desses animais.
Definimos um Protocolo Padrão para Dragagens de Manutenção, que detalha essas medidas.
- Proteção das tartarugas marinhas
- Controle da fotopoluição
- Monitoramento marinho e área de despejo marinho
- Gestão de resíduos sólidos e efluentes líquidos
- Gestão de emergências
- Controle de emissões atmosféricas e ruído
- Comunicação social
- Educação ambiental
¹Consistem em atividades de escavação e remoção do solo, em qualquer profundidade, podendo ser executadas por tipos variados de equipamentos.
Environmental Ship Index (ESI – Índice de Desempenho Ambiental para navios)
Em janeiro de 2021, adotamos o Índice de Desempenho Ambiental – Enviromental Ship Index (ESI), projeto liderado pelo World Ports Sustainability Program (WPSP – Programa Mundial de Sustentabilidade para Portos) e vinculado à Associação Internacional de Portos (IAPH), que classifica as embarcações que superam os padrões de emissão estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Navios que performam acima dos padrões ambientais, incluindo os níveis de emissões de GEE, passam a ter acesso a tarifas portuárias diferenciadas. Com a iniciativa, passamos a integrar a lista de portos no mundo que adotaram o mecanismo de incentivo.
Desde março de 2021, adotamos o Índice de Desempenho Ambiental – Enviromental Ship Index (ESI), iniciativa liderada pelo World Ports Sustainability Program (WPSP – Programa Mundial de Sustentabilidade para Portos) e vinculada à Associação Internacional de Portos (IAPH), que classifica as embarcações que superam os padrões de emissão estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Assim, integramos a rede mundial de portos que concede tarifas diferenciadas a navios que seguem padrões ambientais superiores para minimizar emissões de NOx e SOx. Em 2023, ingressamos no conselho da iniciativa e contribuímos tecnicamente para o debate mundial sobre a redução de emissões atmosféricas pelas embarcações, incluindo Gases do Efeito Estufa (GEE), em linha com os compromissos de descarbonização da IMO.
Monitoramento das condições meteorológicas e oceanográficas
O Porto do Açu conta com um amplo sistema de monitoramento de dados meteoceanográficos, desenvolvido especificamente com foco em operações marítimas e portuárias e classificado como um dos mais modernos e completos entre os portos nacionais.
O sistema é composto por nove estações de medição de altura e período de ondas, direção e velocidade de correntes e de vento, visibilidade e amplitude de maré, além de precipitações.
Esses dados são disponibilizados de forma on-line para o Centro VTS² do Porto do Açu, responsável pelo gerenciamento do tráfego marítimo para os navegantes em manobra e para a autoridade marítima, podendo ainda ser integrados a sistemas de monitoramento e gestão.
O histórico dessas informações também está disponível para estudos de dimensionamento do tráfego marítimo e de sedimentação, além amparar projetos de desenvolvimento portuário.
Com previsões locais e hiperlocais, com até oito dias de antecedência, o sistema permite análises de condições e riscos operacionais para cada terminal e tipo de manobra, que podem ser acessadas via login individual em: Sigma e i4
²Sigla em inglês para Serviço de Tráfego de Embarcações
Educação ambiental
Como forma de promover cultura e responsabilidades individual e coletiva para a conservação ambiental, realizamos atividades de educação ambiental com nossos colaboradores, usuários do Porto e membros da comunidade local, alinhadas à agenda socioambiental da região. Para essas iniciativas, estabelecemos parcerias com agentes locais, como secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, universidades, grupos de escoteiros e ONGs.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL e
COMPROMETIMENTO, pilares de
nossas OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Conheça outros temas relacionados ao Meio Ambiente e Clima
Biodiversidade
Reconhecemos a importância da conservação da biodiversidade em alinhamento com o desenvolvimento sustentável de nossas atividades e fomentamos o tema por meio da Reserva Ambiental do Patrimônio Privado – RPPN Caruara.
Mudanças climáticas
Buscamos a incorporação integral dos riscos e das oportunidades das mudanças climáticas no desenvolvimento dos nossos negócios. Nossa atuação é baseada em três pilares: mitigação, adaptação e oportunidades, com foco em transição energética e negócios de baixo carbono.